Dia do Consumo Consciente

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15 de outubro é dia do consumo consciente e aproveitando a oportunidade vamos saber  o que acontece por aqui?

Essa iniciativa teve altos e baixos. Sabemos que todo o trabalho realizado acerca da conscientização leva tempo. É preciso pesquisar e ter como comprovar todo material divulgado. Aplicando em nosso dia a dia, conseguimos administrar uma rotina legal, porém revelar às pessoas que amamos e incluí-las no lance todo de conscientização é preciso ter delicadeza.

É um processo lento, mas eficiente. Não podemos viver tapando os olhos para a realidade atual do consumismo exagerado.

Optar por cosméticos orgânicos evolve muito mais que a preocupação pessoal em cuidar-se com qualidade. Temos questões relacionadas à sustentabilidade, consumo consciente e ecologia. Já existem diversas empresas trabalhando com matéria prima orgânica, porém nem todas são produzidas no Brasil. Quando seleciono, priorizo a condição de trabalho e a certificação do IBD. (Estar certificado Fair Trade significa fomentar o desenvolvimento socioambiental local e praticar o Comércio Justo. )

A tarefa não é fácil. Acostumamos com variedade e propagandas. Uma coisa é a propaganda anunciando efetividade de seus produtos outra é a manipulação desenfreada ao consumismo. Tenho ainda muitos cosméticos de marcas diversas e como os utilizei por longa data, optei por terminá-los. Neste caso, priorizando a sustentabilidade.

Ainda tem, preciso usar até o fim. Em seguida entramos para o descarte e substituição.

Por que falo em substituição?

Pois à medida que vão terminando os cosméticos convencionais a substituição é minuciosamente analisada. Conhecendo formulação e inclusive embalagens e descarte.

Talvez aparente um radicalismo exagerado. Digo então que nem tanto. Por isso a escolha de adaptação gradativa. Alguns produtos com alta toxidade, como por exemplo, desodorantes, já foram descartados imediatamente ao ter começado a compreender os seus efeitos reais no organismo.

Vejam bem, nada foi feito com impulso. O marketing toma conta das nossas vidas e é sensato assumir que nos chama à atenção promessas de eliminar manchas e tratar sinais da pele em x meses. O cuidado pessoal conta primeiramente no que ingerimos, por este motivo procuro enfatizar o consumo de frutas e chás nas publicações do instagram aonde comecei a apresentar este projeto.

Temos que considerar ainda, a prática de marketing denominada “greenwashing”.Greenwashing é quando as empresas utilizam práticas enganosas de marketing “verde”, basicamente falando sobre quão “verde” ou “eco-consciente” elas são, mas na prática não colocam seus discursos em ação.

Podemos trabalhar melhor esse tema em outro post.Quem quiser saber mais, segue artigo do link  pesquisado no final da página.

Deixo aqui essas etapas para começar um trabalho muito gostoso de amor-próprio e conscientização.

-Pesquise bastante

-Observe  as certificações

-Analise as composições

-Conheça a procedência

-Descarte conscientemente

É uma grande jornada de conhecimento. Lentamente podemos nos atualizar bastante. Espero que gostem de  acompanhar-me neste caminho.

 Com amor para Mãe Terra, vamos trabalhar a conscientização?

Até mais e grata pela leitura

Lu Angele

Fontes: http://ibd.com.br/pt/EcoSocialIbd.aspx

http://ibd.com.br/pt/EcoSocialIbd.aspx

Imagem: Pense Bio

http://www.modefica.com.br/cosmetico-natural-organico-entenda-o-greenwashing-conheca-marcas-eco-cool/#.WAKXgPkrLIW%5D

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